Orgulho & Preconceito por Jane Austen.

Nacida em 1775, em Hampshire, na Inglaterra, Jane Austen teve uma infância muito feliz, cercada por sete irmãos. Juntos, ele atuavam em pequenas peças que eles próprios escreviam e montavam. Desde muito cedo, Jane era incentivada a escrever, e a enorme biblioteca de seu pai era uma fonte inesgotável de inspiração. Aos 14 anos terminou seu primeiro livro e, no inicio de sua juventude, começou a elaborar o esboço de obras que mais tarde seriam trabalhadas, publicadas e aclamadas pela crítica - como A Abadia de Northanger, Razão e sentimento e Orgulho e preconceito. Jane Austen nunca casou e viveu longe de sua família, dedicando-se exclusivamente á literatura. A escritora morreu aos 41 anos, em Winchester, deixando como legado obras da literatura universal, mas que também revelaram ao mundo uma visão inovadora da mulher.

Já faz uma semana que estou lendo o livro Orgulho & Preconceito e ontem o terminei de ler. Como vocês já devem ter percebido por aqui, eu não sou boa com críticas/comentários/ e etc, mas darei a minha sincera opinião sobre o que achei do livro. A versão que eu li é uma adaptada feita por Paulo Mendes Campos, está adaptação fez o livro torna-se á poucas páginas, então para mim ficou algumas coisa vagas ou melhor dizendo mau explicadas e deve a isso um de meus desapontamentos, por isso 'tentarei' ler uma versão de mais páginas e espero encontrar o que todos falam a respeito deste livro, pois sinceramente não vi nada demais, (não que eu seja insensível) mas nem sequer uma personagem me causou encantamento, pensei eu que seria uma vítima de Darcy, mas nem uma emoção pude sentir por ele. Nem por isso é um livro ruim, e sim uma obra muito boa, mas minhas expectativas não foram superadas, pois pelos comentários que encontrei a respeito, fez com que eu esperasse mais. Pretendo então assistir ao filme, qualquer dia destes, assim terei uma noção melhor das personagens, pois fiquei um pouco confusa.

Da autora eu já conhecia um pouco de Razão & Sentimento/sensibilidade, assisti ao filme, e ouvi dizer que foi uma adaptação bem fiel ao livro. Eu gostei muito do filme, não á grandes conflitos como hoje em dia estamos acostumados a ver nas telonas, mais é bem sutil. E eu observei algumas semelhanças entre Orgulho e Razão, nada demais, apenas nas tradições mesmo que a autora provavelmente retratou, pois ela se inspirou no ambiente em que vivia. E acho tão lindo! quem me dera viver cercadas de todas aquelas belezas naturais, e desfrutar de belos vestidos. Aproveito também para recomentar Razão & Sensibilidade, assistam/leiam e etc.

Não falei muito das personagens, e não entrarei em nenhum detalhe, pois acredito eu que se assim o fizer estragarei a leitura de quem ainda não o leu, então só tenho a dizer que me identifiquei com uma personagem, não que eu gostei dela, e também ela não aparece muito nas páginas, mas está foi Mary, devido ela viver enfurnada nos livros e não gostar de sair muito de casa, não sou lá enfornada em livros, mas a parte de ficar em casa...é.

No final de tudo isso, eu cheguei á uma certa conclusão, meio que um desabafo, de uma coisa que já está entalada em mim faz uns tempos. Não vale para todos, mais e o seguinte, estou cansada de ir em blogs e ver  pessoas falando dos mesmos livros. Sabe ta muito chato isso, para mim parece falta de opinião própria, só porque um ta lendo eu tenho que ler também! não procuram por outras coisas, seguem sempre a mesma linha de todos os outros, não procuram conhecer outros livros, aqueles que estão esquecidos pelo povo, não estou descartando os livros de hoje, pois são muitos bons, mais isso me da certa raiva, fico tão feliz quando encontro algo pouco conhecido! temos que sair um pouco deste sistema, pois querendo ou não todos somos vítimas, inclusive eu, que foi o que me levou a ler orgulho e preconceito, mas apesar disso não me arrependi :) gosto é uma coisa a parte né minha gente, mais eu recomendo Orgulho & Preconceito sim! e depois desta irei mergulhar em águas mais profundas de um mundo de livros que tenho á conhecer, e isso não vale só para livros, e sim para tudo, então até a próxima, e me desculpe qualquer coisa.
.BJS DA TIA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Pequeno Urso, uma lembrança querida de minha infância.

★ Fabulas de Esopo As Aventuras do menino Travesso ★

Inspiração: Lucky Star - Estrelas da Sorte ♥